Heather (Calluna vulgaris)
Resumo: para aquelas pessoas carentes que querem atrair a atenção das pessoas para si e seus problemas. São egoístas e egocêntricas. Falam o tempo todo de si e monopolizam a conversação. Odeiam a solidão. Estão totalmente envolvidas com seus problemas.
Nome popular: urze.
Coloração: malva.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Helianthus (Helianthus anuus / Girassol).
Todos nós, em algum momento da vida, passamos por uma fase Heather. Nesta fase queremos alguém que nos escute falar dos nossos problemas, das nossas ansiedades, dúvidas e realizações. Queremos atenção e afeição. Estamos profundamente carentes. O outro deve ser paciente para escutar nosso desabafo. Neste momento só estamos preocupados conosco, não nos preocupamos em dar espaço para o outro se colocar. Estamos absorvidos demais pelos nossos problemas para podermos dialogar, é monólogo que queremos. Nos sentimos sozinhos e ansiamos por companhia.
Algumas pessoas não passam por fases assim, elas são assim. Procuram público para escutar a sua verborragia, monopolizam a conversação, cansam os ouvintes com suas falas intermináveis, onde um assunto se acopla no outro e nunca termina. Geralmente falam rapidamente de tal forma que não dá espaço para que outro se coloque. As pessoas tendem a se esquivar, a saírem de perto. Mas eles são pegajosos e não deixam os outros se afastarem. Tentam manter o monólogo a qualquer custo, mesmo que tenha que segurar o braço do ouvinte. Sempre dizem "eu fiz isso", "eu estava em tal lugar", "eu sou capaz de", eu, eu, eu. Dramatizam e exageram as emoções.
São carentes e necessitam de atenção. Como são um incômodo, quem está perto quer ir embora. As pessoas de tipo Centaury, que tem dificuldade em se defenderem, é quem, muitas vezes, ficam agüentando-os. Odeiam a solidão. São egoístas e egocêntricos.
A essência Heather ajuda-os a desenvolver uma verdadeira empatia e preocupação pelos outros, de tal forma que diminua seu egoísmo e o egocentrismo.
Caso clínico: homem, 30 anos, advogado. Quando encontrava alguém, não importava quem, começava a falar de si, de seus problemas, dúvidas, projetos e causas jurídicas. Num primeiro encontro as pessoas até que gostavam, achavam-no aberto e falador. A partir do segundo encontro começavam a se cansar e se distanciavam. Ele acabava ficando sozinho. Tinha dúvidas se era um chato. Demonstrava uma auto-estima diminuída. Durante a sessão falou o tempo todo e não deixou espaço para uma outra intervenção que não a sua. Foi prescrito Heather e Larch (para a baixa auto-estima). Nos primeiros dias começou diminuir a compulsão em falar. Com o tempo as pessoas começaram a notar que ele havia mudado e passaram a desfrutar de sua companhia. Depois de três meses teve alta.
Impatiens (Impatiens glandulifera)
Resumo: para aqueles indivíduos impacientes, irritados, inquietos, intolerantes, tensos e nervosos. Para a insônia, hipertensão, tensão física e estresses quando associados a este quadro. Para aqueles que falam, comem, andam e se movimentam rapidamente.
Nome popular: beijo.
Coloração: lilás.
Floração: julho, agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Impatiens (Impatiens balsamina / Beijo).
Para aquelas pessoas onde tudo acontece rápido. Elas são rápidas para pensar, para andar, para falar, para se irritarem, para perder a paciência. Tomam decisões precipitadamente e esperam resultados rápidos.
Geralmente são pessoas tensas e nervosas, pois não conseguem caminhar no ritmo dos outros. Gostam de trabalhar sozinhas para não sofrerem com a lerdeza alheia. Estão sempre estressadas. Em conseqüência é comum terem problemas digestivos e também musculares (cãibras, torções, dores, etc.). Devido a sua natureza rápida e impetuosa são pessoas propensas a sofrerem acidentes.
A essência Impatiens é um ótimo ansiolítico. Atua também sobre a insônia e a hipertensão ao desacelerar estes indivíduos. São altamente irritáveis, intolerantes e inquietos, demonstram facilmente sua contrariedade e raiva com a situação que não lhes agrada.
Eles tem uma grande dificuldade em "perdoar" os outros por não serem tão rápidos e hábeis quanto eles gostariam. Mas, o sofrimento maior é de quem não sabe perdoar. Eles sofrem porque estão constantemente frustrados e tensos pelas situações não ocorrerem exatamente na velocidade que gostariam. A essência floral Impatiens ajuda-os a serem mais tolerantes, mais gentis e compreensivos. Desta forma poderão readquirir a tranqüilidade perdida.
Caso clínico: mulher, 33 anos, enfermeira. Relatou que enfrentava inúmeros problemas no trabalho porque é muito estressada. Estava sempre agitada, procurando fazer "mais do que o melhor". Os problemas de relacionamentos surgiam a todo momento pois estava sempre irritada e nervosa com as colegas. Dizia que elas eram muito devagar e não tinham dinamismo para resolver os problemas. "Sou uma pessoa elétrica, como rápido, ando rápido, não tenho paciência para sentar em frente a uma televisão, estou sempre apressando meus filhos e meu marido. À noite estou um caco, mas demoro muito para dormir." Foi prescrito Impatiens, Vervain (para o esforço excessivo no trabalho), Beech (para o alto nível de crítica). Na segunda consulta estava um pouco mais tranqüila e menos estressada. Relatou um sentimento de culpa "que parece estar ficando mais forte". Repetiu-se a primeira formulação acrescentando Pine (para o sentimento de culpa) e Agrimony (para a angústia que vinha junto da culpa que ela procurava sufocar em seu interior). Depois de nove meses de tratamento a paciente teve alta com os problemas iniciais superados e uma nova qualidade de vida.
Water Violet (Hottonia palustris)
Resumo: para os indivíduos reservados, contidos, solitários, orgulhosos, com sentimentos de superioridade. Independentes, não interferem na vida alheia. São elitistas, desprezam os outros. Frieza emocional e grande auto-valoração.
Nome popular: violeta d’água.
Coloração: lilás claro.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Tropaeolum (Tropaeolum majus / Capuchinha).
As pessoas que necessitam de Water Violet perderam sua humildade no isolamento a que se impuseram. Estão dominadas por sentimentos como arrogância, superioridade, desprezo, desdém, etc. Estes sentimentos refletem seu sofrimento interior que se origina do fato de não conseguirem se doar, se entregar e compartilhar com os outros.
Prezam tanto sua independência que normalmente se mostram indiferentes ao que acontece aos outros. Desta forma mantém uma distância salutar das outras pessoas. Poucos conseguem furar este bloqueio e serem seus amigos íntimos. Elas não se sentem atraídas para terem um bom vínculo social. Pelo contrário, as relações sociais e afetivas podem ser encaradas como risco de perda de liberdade.
São solitárias, reservadas e não gostam de ser o centro das atenções. Geralmente são pessoas talentosas e seguras que desempenham bem suas atividades profissionais. Isto é motivo de orgulho e deleite interior. Se estão consigo mesmas elas estão felizes e tranqüilas. Elas seguem o seu caminho, não interferindo no caminho dos outros e sem admitir que interfiram no seu caminho. Sendo assim, não é de estranhar que muitas façam a opção por uma vida mais isolada, seja como intelectual, cientista, ou monge.
Estas pessoas se sentem superiores e são orgulhosos, mas evitam comunicar seus sentimentos interiores. É por isto que são reservados e contidos. Esta atitude se revela no desprezo e no desdém com que se vinculam aos outros. A vida alheia não é problema meu, diria o tipo Water Violet.
Estas pessoas precisam aprender a conjugar sabedoria e humildade. Precisam aprender a retomar o prazer em compartilhar, em conviver e trocar com o próximo. Elas precisam reaprender a ter alegria e prazer em fazer parte da vida humana.
Caso clínico: homem, 25 anos, arquiteto. Escolheu esta profissão porque adorava cultura e artes. Estava insatisfeito com o seu emprego pois não havia espaço para ele criar e projetar. Seu lado artístico estava abafado e isto o deixava deprimido e desiludido. Tinha profundas dúvidas sobre qual rumo dar à sua vida. Era uma pessoa reservada, discreta e solitária. Passava suas noites a pintar quadros e a desenhar. Revelou sentimento de superioridade e desprezo pelas pessoas que ficam preocupadas com coisas fúteis e menos nobres do que a arte. Nutria profundo orgulho em ser um artista. Foi prescrito Water Violet, Gentian (para o desânimo frente aos obstáculos para se afirmar profissionalmente) e Wild Oat (para ajudá-lo a dar um rumo na vida). Na segunda consulta ele relatou que estava menos insatisfeito no emprego, pois avaliava que "tenho que começar por baixo". Começou a procurar outras atividades para desenvolver paralelamente ao seu trabalho. Mas ainda não sabia bem o que. Revelou medo de não conseguir se afirmar como artista. Foi prescrito Wild Oat, Water Violet, Gentian e Mimulus (para os medos de enfrentar várias situações da vida). Depois de 6 meses teve alta. Aprendeu a conciliar sua necessidade financeira com seu dom artístico. Estava satisfeito no seu emprego e com perspectivas de promoção. A pintura de quadros que era uma fuga, virou uma forma de se inserir socialmente: aceitou ser um pintor profissional. Pessoalmente se tornou mais aberto, mais afetivo e mais amigo.
Composto Floral
Rescue (Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Clematis, Star of Bethlehem).
Resumo: composto floral desenvolvido para ajudar as pessoas nas situações de emergência e para os primeiros socorros. Utilizado quando a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando situações de grande tensão física, psíquica ou emocional.
Rescue é um composto floral desenvolvido pelo Dr. Bach para as situações de emergência e para os primeiros socorros. Serve quando a pessoa está passando ou está na iminência de passar por uma situação de forte tensão física, psíquica ou emocional. Deve ser tomado após um acidente, antes de ir ao dentista ou fazer uma prova de final de curso, após a perda de um ente querido, etc. Também serve para aquelas pessoas que estão submetidos a situações estressantes continuas (ex: pessoas que trabalham dentro dos distritos policiais sob o risco constante de motins). Em todos estes casos o composto Rescue ajuda a superar o problema de forma mais positiva. Muitos o consideram como "o confortador".
É constituído por cinco essências:
Star of Bethlehem: para as situações traumáticas.
Rock Rose: para o pânico e o desespero.
Impatiens: alívio da tensão mental extrema.
Cherry Plum: para aumentar o nível de controle sobre suas atitudes.
Clematis: para aumentar a consciência da pessoa, abalada pela situação crítica.
Por ser tomado em momentos de crise, este composto é utilizado comumente em altas dosagens. Uma pessoa em estado de choque pode tomá-lo aos goles diluído em água até a melhora de sua situação. Em caso de profunda tensão psíquica pode-se tomar quatro gotas de cinco em cinco minutos até a estabilização do quadro. Quando o quadro está estabilizado pode-se ir diminuindo a dosagem até que chegue as quatro gotas quatro vezes ao dia.
Obs: o uso do Rescue não substitui a busca de socorro médico de urgência.
Florais de Minas: no sistema floral de Minas existem dois compostos florais que fazem o mesmo papel do Rescue. No caso do Buquê de 9 flores é ampliado o número de essências componentes.
Buquê de 5 flores (Impatiens, Psidium, Bipinatus, Rosmarinus e Tagetes).
Buquê de 9 flores (Impatiens, Sambucus, Bipinatus, Rosmarinus, Tagetes, Arnica Campestre, Aleluia, Origanum, Artemísia.).
Caso clínico: menino, 9 anos, entrou correndo na casa do vizinho atrás de uma bola de futebol. O pastor alemão do vizinho o atacou, mas para sua sorte o dono viu o ataque e não deixou com que o cão desse mais que uma pequena mordida. A criança ficou em estado de choque. Imediatamente foi dado Rescue para ela. O mesmo foi diluído na água e dado aos goles para a criança. Em pouco tempo estava recuperada e brincava como se nada tivesse acontecido. Por precaução tomou o composto floral por mais 10 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário