Vamos começar pelos florais que tratam de indecisões.
Essências Florais para a indecisão: Cerato; Gentian; Gorse; Hornbeam; Scleranthus; Wild Oat.
Cerato (Ceratostigma willmottianna)
Resumo: para aqueles que não confiam em suas próprias opiniões e sempre procuram apoio na opinião alheia. Falta auto-confiança para decidir por si, sem os conselhos dos outros.
Nome popular: plumbago.
Coloração: azul.
Floração: agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Emilia (Plumbago capensis / Bela-emília).
O tipo psicológico daqueles que necessitam de Cerato corresponde à pessoa que possui fraca convicção, que tem dúvidas na tomada de decisão (por mais simples que seja), e é dependente, passivo e sugestionável. Constantemente mudam de opinião, uma vez que é sempre difícil escolher entre as opções que a vida lhe oferece. Seu erro é não confiar em sua intuição e no seu conhecimento.
Possuem uma opinião própria, mas não confiam nela. Ficam, assim, requisitando a opinião dos outros e acabam seguindo o que lhes é aconselhado. Muitas vezes admitem que erraram ao seguir a opinião alheia em vez da sua própria. Mas não aprendem a confiar em si e voltam a cometer o mesmo erro.
Se ficam doentes, estão sempre inclinados a experimentar um novo tratamento que lhes recomendaram. Se vão comprar uma roupa sentem-se mais seguros se compram algo que está obviamente na moda. Desta forma estão sempre seguindo e imitando os comportamentos e idéias alheias.
A essência do Cerato vai ajudar este tipo a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento.
A dúvida do tipo Scleranthus é decidir entre duas alternativas. Quando decide é uma decisão pessoal. As dúvidas do tipo Cerato acontece por ele não confiar em sua própria opinião e pedir ajuda aos outros para decidir. Normalmente segue a opinião alheia.
Caso clínico: homem, 21 anos, por influência da família foi estudar direito. Ele sempre soube que não tinha a menor vocação para a advocacia e que gostaria de fazer agronomia. A conseqüência desta falta de vocação foram duas repetências. Começou a nutrir dúvidas sobre a sua capacidade e a sentir-se culpado por não corresponder ao que a família esperava dele. "Serei um advogado fracassado... isto vai ser a vergonha do meu pai...". Com o apoio da namorada procurou a terapia floral. Foi indicado Cerato, Pine (para a culpa) e Larch (para o sentimento de fracasso). Na segunda consulta já havia tomado a decisão de mudar de faculdade, mas temia a reação da família. À primeira fórmula foi acrescentado Mimulus (para o medo de seguir seu caminho) e Walnut (para facilitar o processo de renovação da vida). Na terceira consulta já havia abandonado a faculdade e para sua surpresa os pais deram total apoio. Tomou os cinco florais prescrito por mais dois meses e então foi dada alta.
Gentian (Gentianella amarella)
Resumo: para aqueles que sofrem de depressão por um motivo identificável. Para os desanimados, pessimistas e céticos.
Nome popular: genciana.
Coloração: roxa.
Floração: agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Sonchus (Sonchus oleraceus / Serralha).
Para os indivíduos que são tão negativos e sem fé que qualquer obstáculo torna-se intransponível. São pessoas que desistem facilmente e por este motivo amargam inúmeras derrotas, o que torna-os ainda mais desanimados e negativos. Seu ceticismo faz com que dificilmente tentem uma mudança no seu modo de ser e assim não há melhora na situação de vida.
Quando estão desanimados ou depressivos sabem dizer o porque. Seu estado de humor inclui depressões profundas e melancolia, sempre com causa definida. A causa pode ser a morte de um filho, um emprego que não foi conseguido ou uma prova que será muito difícil. O sofrimento destas pessoas se perpetua por elas não perceberem que o maior obstáculo a ser superado é sua falta de fé e perseverança, que mina toda a motivação de uma transformação da vida. A essência floral Gentian ajuda estas pessoas a resgatarem a fé e a esperança, que são a base para que elas perseverem e venham a ser vitoriosas na vida.
Os obstáculos e problemas de nossa vida devem ser considerados como um estímulo para que estejamos sempre nos aperfeiçoando e evoluindo. Portanto, a vida nos cobra que tenhamos força interior, confiança e fé para que possamos superar estes obstáculos. Esta é a lição que a essência Gentian nos ensina.
Útil para as crianças que não perseveram na escola, em cursos e nos deveres em geral.
Gentian atua sobre depressões de causa definida, Mustard atua sobre depressões cujas causas são desconhecidas.
Caso clínico: mulher, 26 anos, iniciou três faculdades e abandonou as três. Havia iniciado vários cursos e atividades e abandonado todos pela metade. Sentia-se deprimida, desanimada e triste. Não tinha motivação para lutar. Descreveu a vida como algo muito difícil e complicado. Relatou que gostaria de ser como outras pessoas para quem a "vida é fácil". Não acreditava em solução para ela. Namorou durante quatro anos com um rapaz e quando ele terminou foi um tremendo choque, o que serviu para confirmar que "comigo nada vai para frente". A formulação indicada foi Gentian (para a depressão com causa definida), Gorse (para a desesperança profunda), Wild Rose (para a apatia e resignação) e Star of Bethlehem (para o choque de ter perdido o namorado de quem gostava muito). Durante os poucos meses que durou a tratamento foi reaprendendo a lutar e a perseverar. Aos poucos foi se fortalecendo com as vitórias que foi conquistando. Quando já estava razoavelmente fortalecida e animada as essências florais foram suspensas.
Gorse (Ulex europaeus)
Resumo: para os que perderam a fé e a esperança e acham que não vale a pena continuar lutando. Humor sombrio, desistência, fatalistas.
Nome popular: tojo.
Coloração: amarelo.
Floração: abril, maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Aleluia (Oxalis corniculata / Aleluia do campo).
Os indivíduos que necessitam de Gorse acostumaram a ver a vida de forma negativa, fatalista e derrotista. Desta forma a vida torna-se pesada e a pessoa fica desesperada e desalentada. Gorse ajuda-os a senti-la de forma mais leve, sustentada por otimismo, fé e esperança.
Para a pessoa lutar ela tem que achar que vale a pena. Uma pessoa que padece de doença crônica e que já tentou inúmeros tratamentos pode chegar a conclusão que o melhor é se resignar e "não se iludir mais". A perda da fé é o aceitar da derrota. Seu final é certo e infeliz. Nestas horas, fazer o mínimo torna-se desnecessário e difícil.
Normalmente são pessoas que já fizeram muitas tentativas e que não foram bem sucedidas. Elas acabaram desistindo. Seu único pensamento é que é inútil continuar a luta. Com a perda da fé o indivíduo torna-se apático, desvitalizado e com um olhar sem brilho e "perdido".
Esta essência deve ser utilizada sempre que existam situações que estão minando a fé e a esperança da pessoa. Situações como crises, doenças, momentos de transformação na vida, etc. Quando o quadro é crônico é comum que a pessoa já esteja acostumada à situação e não perceba o quanto está sem fé e esperança. Neste caso o sofrimento se mantém, mas o desconforto com o inusitado da situação diminui.
Caso clínico: homem, 42 anos, há vários anos vinha passando por sérios problemas no seu relacionamento. Já havia tentado inúmeras possibilidades para ter uma vida familiar feliz. Era um homem muito religioso, com rígidos princípios éticos e morais. Para ele a separação significava uma grande derrota. Principalmente porque gostava da esposa e sabia que ela também gostava dele. "O problema é a incompatibilidade de gênios..." e de projetos de vida. Lutou durante anos e a situação não melhorou em nada. Nos últimos dois anos antes da consulta inicial tornou-se um homem indiferente com o que acontecia dentro de casa. Tornou-se muito angustiado, calado e triste. A esperança de algum dia ser feliz havia acabado. Dois meses antes da primeira consulta teve um enfarte que quase o matou. Dizia: "quero terminar de criar meus filhos para então morrer... só assim vou ter paz". Foi prescrito Gorse, Rock Water (para a rigidez de valores), Hibiscus (Florais de Minas - para relacionamentos conflituosos entre parceiros) e Calendula Silvestre (Florais de Minas - para a autodestruição). Depois de dois meses já apresentava uma pequena melhora. Relatou que tem pensado muito na sua vida e no que aconteceu com ele nos últimos anos. Foi prescrita a mesma composição acrescentada de Honeysuckle (para ajudá-lo nesta reavaliação do passado). Aos poucos foi retomando a alegria de viver. Seu vínculo com a esposa também foi melhorando. Uma nova esperança surgiu quando algumas atividades voltaram a ser realizadas em conjunto. Neste momento a terapia floral passou a ser realizada com o casal.
Hornbeam (Carpinus betulus)
Resumo: para aqueles indivíduos que sentem cansaço físico e mental. Fadiga, sobrecarga, preguiça matinal, rotina desgastante. Ajuda nos momentos de readaptações de vidas (casamentos, luto, mudança de cidade, etc). Desinteresse pelas tarefas cotidianas.
Nome popular: carpino.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Foeniculum (Foeniculum vulgare / Funcho).
O indivíduo que necessita de Hornbeam apresenta fadiga mental e física cuja origem está principalmente no plano mental. A pessoa pode acordar de manhã exausta e com dificuldade de encarar mais um dia pela frente, mas tão logo entra no ritmo de trabalho o cansaço vai embora. Ela pode passar o dia fadigada, mas se algo diferente acontece e a desperta para a vida, a fadiga simplesmente desaparece. Apesar de acreditar que não tem forças para agüentar a sobrecarga em sua vida, ela consegue realizar suas tarefas diárias.
A origem do problema está no fato da vida ter se tornado automática e sem entusiasmo. As tarefas rotineiras são tediosas. Projetos e planos não conseguem entusiasmá-los. A mente está bloqueada e desvitalizada. Não conseguem ter prazer com o que fazem. Desta forma a vida torna-se um fardo difícil de carregar.
O seu dia-a-dia é rotina. Como falta envolvimento, estão sempre adiando ou realizando as coisas de forma lenta. É comum serem indivíduos que possuem ocupações sedentárias nas quais o plano mental ocupa um espaço desproporcional e que quase não praticam exercícios físicos.
É muito útil nos momentos em que vivemos processos de readaptações, quando a quantidade de novidades na vida é tão grande que precisamos fazer um esforço enorme para conseguirmos "digerir" tudo o que acontece. São situações como casamento, luto, mudanças de cidades, de emprego, etc.
Vitalidade e envolvimento com a vida, estas são as duas qualidades que Hornbeam ajuda a desenvolver. Como prêmio as idéias ficam mais claras, o corpo com mais força e a vida mais prazerosa.
Diferenças entre o cansaço Hornbeam e Olive: o cansaço Olive se origina de uma fadiga física e mental extrema decorrente da exposição da pessoa a situações internas ou externas extenuantes. O cansaço Hornbeam tem origem mental, e tão logo sua situação mental muda a fadiga desaparece. Em Olive a pessoa precisa regenerar e renascer. Em Hornbeam há a necessidade de vitalidade e envolvimento.
Caso clínico: mulher, 29 anos, todo dia de manhã era uma luta para levantar. Sentia-se cansada e desencorajada de enfrentar mais um dia. Assim que levantava e começava a trabalhar sentia-se melhor. Fazia tudo o que era necessário e não parava até terminar. Mas assim que terminava percebia o quanto estava insatisfeita com sua rotina de dona de casa. Queria algo diferente mas não sabia o que. Tomou Hornbeam e Wild Oat (para ajudá-la a descobrir sua vocação). Depois de um mês já acordava de manhã com mais pique e não se sentia tão cansada e nem entediada. Resolveu participar ativamente das atividades de um centro espírita que freqüentava e assim começou a sentir que estava se encontrando. Depois de três meses teve alta.
Scleranthus (Scleranthus annuus)
Resumo: para aqueles que oscilam entre duas diferentes opções. Indecisos, confusos, hesitantes, instáveis. Mudam abruptamente de opiniões e de estado de ânimo. Excêntrico.
Nome popular: craveiro.
Coloração: verde.
Floração: julho e agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Ficus (Ficus carica /Figueira).
Na vida temos que escolher entre duas opções a todo momento. Decidimos se uma roupa está boa ou não, se vamos à uma festa ou não, se vamos viajar com uma turma de amigos ou não. Para algumas pessoas esta tomada de decisão é algo tão penoso que gera muita angústia. Elas simplesmente não são capazes de tomar uma decisão e se fixarem nela. Elas ficam desorientadas, hesitam em suas decisões e opiniões, mudam de idéia e de humor. Aqueles que convivem com estas pessoas as consideram volúveis e pouco confiáveis.
O humor pode oscilar entre extremos. Em um momento podem estar bem, para em seguida estarem tristes. Esta oscilação reflete um forte desequilíbrio interno. São constantemente pessoas excêntricas.
Quando criança querem brincar com todos os brinquedos ao mesmo tempo pois não sabem qual escolher. E não param quietas, porque suas oscilações as levam "para lá e para cá".
Esta instabilidade pode se refletir inclusive no plano corporal. Desequilíbrios físicos, tonturas, enjôos, podem ser sintomas de que a pessoa precisa desta essência.
A essência Scleranthus ajuda estas pessoas a adquirirem um equilíbrio pessoal e a terem uma direção em suas vidas.
As pessoas que necessitam de Scleranthus mudam facilmente de opinião e após decidir algo ainda existe dúvida, mas sempre decidem pela sua cabeça. As pessoas que podem ser ajudadas por Cerato tem dúvidas sobre sua capacidade de decidir. Elas solicitam a opinião alheia para terem um outro parâmetro para seguirem como exemplo.
Caso clínico: mulher, 18 anos, estudante. Reclamava estar sempre oscilando. Colocava uma roupa que a satisfazia, mas em seguida queria colocar outra. Com o namorado era a mesma coisa, em um momento elogiava algo, para em seguida dizer que não gostou. Seu humor, sua opinião e suas idéias eram mutantes. Ela dizia: "eu entendo que é esquisito, mas é assim que acontece". Ela percebia que era motivo de comentários maldosos e ficava triste com isto. Já havia perdido até amizade por causa do seu jeito. Relatou que estava se sentido insegura e inibida no relacionamento interpessoal. Foi prescrito Scleranthus, Larch (para a auto-estima) e Mimulus (para a inibição). Em poucos dias começou a notar uma maior estabilidade emocional. Teve alta alguns meses depois quando estes problemas já estavam superados.
Wild Oat (Bromus ramosus)
Resumo: para aqueles que não descobriram sua vocação e estão insatisfeitos ou indecisos com o caminhar de suas vidas. Aborrecidos e entediados com o dia-a-dia, profissionalmente frustrados, incapazes de planejar a vida.
Nome popular: bromo.
Coloração: verde.
Floração: julho e agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Origanum (Origanum majorana / Manjerona).
Esta essência ajuda aqueles que ainda não descobriram sua vocação e seu caminho nesta vida. Por isto estão sempre "pulando de galho em galho" sem que fiquem satisfeitos ou sintam-se realizados. É para aquele sujeito que muda várias vezes de emprego porque não sabe o que quer. Para a pessoa que tem inúmeras idéias e projetos e que termina por fazer várias experiências na vida sem se firmar em nenhuma.
São pessoas que, por não terem idéias definidas, por não conhecerem sua vocação e nem saberem de suas reais potencialidades e aptidões, não conseguem encontrar satisfação com o que fazem. Geralmente são ambiciosas e pensam em concretizar projetos importantes. Não conseguem realizar estes projetos, assim ficam frustradas e desiludidas. O dia-a-dia torna-se um tédio.
A essência floral Wild Oat ajuda estas pessoas a encontrar sua vocação interior. Ajuda a que os projetos e idéias fiquem mais definidos e de acordo com suas aptidões e potencialidades. Assim é possível planejar e administrar os pequenos passos que vão levar a realização dos objetivos maiores da vida.
Muito utilizado para ajudar os adolescentes a escolher a profissão. Importante também quando adultos estão pensando em mudar de profissão mas tem dúvidas do caminho a seguir.
Caso clínico: mulher, 24 anos, solteira. Estava namorando há dois meses. Já havia tido vários namorados e cada um com personalidade diferente. Eles eram tão diferentes que ela chegou a conclusão de que não sabia o que queria. Começava a namorar, ficava muito animada, mas depois o interesse ia passando. O último namorado, antes daquele que estava namorando no momento da consulta, era legal porque ele era aventureiro e ela adorava aventuras. Mas ela gostava de estabilidade também, e assim o aventureiro perdeu a vez. O namorado do momento era refinado e ela adorava coisas refinadas, mas começava a não satisfazer mais. Cada pessoa que namorava preenchia apenas uma parte do ideal. Acreditava que sem ter uma estabilidade interior nunca iria conseguir ter um relacionamento duradouro. Ela queria tantas coisas diferentes e contraditórias que ficava impossível encontrá-las em apenas uma pessoa. Foi prescrito a seguinte formulação: Wild Oat, Agrimony (para a angústia disfarçada), Hibiscus (Florais de Minas - para facilitar a fusão psíquica com o parceiro). Tomou durante dois meses esta formulação. Neste período terminou com o namorado e reatou com um ex-namorado. De acordo com seu relato nunca havia se sentido tão bem e tão completa. Em um contato posterior, um ano após ter tomado as essências, ainda continuava com o mesmo namorado e satisfeita.
Obs: naturalmente a essência floral não tem nenhuma responsabilidade por ela ter encontrado o seu "amor", mas ajudou a solidificar este relacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário