terça-feira, 18 de novembro de 2008

Essências Florais para a falta de interesse nas circunstâncias atuais "Chestnut Bud; Clematis; Honeysuckle; Mustard; Olive;White Chestnut; Wild Rose."

Apartir de agora você começará a entender cada essência, aproveite o máximo que puder. Qualquer dúvida estarei a sua disposição.




Chestnut Bud (Aesculus hippocastanum)

Resumo: Para aqueles que estão sempre repetindo os mesmos erros. Dificuldade de aprendizado.

Nome popular: botão da Castanheira-da-Índia.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Salvia (Salvia officinalis / Salvia).

Esta essência não é extraída de uma flor. Sua extração é feita a partir do botão da castanheira-da-índia. Quando este botão desabrocha se transforma na flor da essência White Chestnut.

Esta essência está diretamente relacionada com a capacidade da pessoa transformar suas vivências e as vivências alheias em aprendizado e maturidade. Quando não há aprendizado repetimos os mesmos erros. Isto pode acontecer por falta de interesse, falta de observação, ou por esquecimento do passado.

Possuem uma visão superficial das situações e estão pouco interessados em perceber quais são as suas dificuldades e erros. O auto-conhecimento não é buscado. Muito pelo contrário, as experiências, principalmente as ruins, são deixadas de lado rapidamente.

É comum estas pessoas apresentarem doenças periódicas. As crianças que necessitam da essência de Chestnut Bud são distraídas, esquecidas e lentas no aprendizado.

A essência Chestnut Bud ajuda estas pessoas a transformarem as experiências em aprendizado. Este processo de aprendizagem acontece a partir do ato da pessoa enfrentar seu passado. Ele avalia suas experiências, avalia seus erros e acertos, e assim consegue superar suas dificuldades.

Caso clínico: mulher, 34 anos, estava se separando do terceiro marido. Relatou que todas as separações são momentos difíceis e tensos em sua vida. Os motivos que a levaram a tomar a iniciativa de se separar são basicamente os mesmos das outras duas vezes. Aliás, os ex-maridos e um ex-noivo tinham os mesmos defeitos. Ela não entendia o porque desta "má sorte". Foi prescrito Rescue (para o momento de crise conjugal) e Chestnut Bud. Numa segunda consulta ela afirmou estar mais tranqüila e convencida da decisão correta de se separar. Se dizia indecisa sobre qual rumo dar a sua vida e apresentou duas possibilidades. Começou a repensar suas relações: "como eu nunca fiz e deveria ter feito logo na primeira vez". Para esta nova fase da vida foi prescrito Walnut (ajuda a renovar os vínculos), Hornbeam (facilita a readaptação), Scleranthus (para a indecisão), Chestnut Bud. Na terceira sessão descreveu o quanto estava se esforçando para se transformar, pois percebeu que para ter outro tipo de relação deveria mudar interiormente. Estava com emprego e moradia nova. Foi prescrito Chestnut Bud e Walnut. Depois de 7 meses de tratamento teve alta. Avaliou um grande amadurecimento e uma "mudança quase radical no meu modo de ser com os homens."

Clematis (Clematis vitalba)

Resumo: para os distraídos, desatentos, que vivem sonhando acordado. Para a perda dos sentidos. Sonolentos, indiferentes.

Nome popular: clematis.
Coloração: branca.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Rosmarinus (Rosmarinus officinalis / Alecrim).

Existem pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre "voando", buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Acabam vivendo superficialmente o presente, e por isto tem dificuldade em guardar detalhes. A memória fica, assim, prejudicada.

Como são distraídos, estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Cair, trombar, cortar, etc. tende a ser mais comum neste tipo de personalidade. Sua capacidade de concentração é baixa, o que pode levar a baixos resultados na aprendizagem.

Eles vivem presos em seus próprios mundos de fantasias. Com isto seu interesse pelo mundo real decai. Costumam ficar sozinhos curtindo seus devaneios sem sentir a falta de ninguém. Seu olhar fica "solto" ou "perdido", se tornam mais passivos e indiferentes ao que acontece. As atividades cotidianas podem ser prejudicadas pois é comum apresentarem soluções "fora da realidade" para os problemas mais corriqueiros. São imaginativos e criativos, mas com pouco senso prático. . São sonolentos.

É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o pé no chão

A essência Clematis ajuda estas pessoas a "encarnarem-se de verdade" no aqui-agora. Ajuda-os a aprender a viver o mundo real tendo prazer.

Caso clínico: homem, 14 anos, seu apelido era Estranho. Vivia sempre no "mundo da lua". Constantemente as pessoas chamavam sua atenção para ele prestar atenção no que estava fazendo. Já tinha repetido de ano várias vezes. Era capaz de ficar horas em sala de aula "sem pensar em nada". Era esquecido, desatento, desligado, desinteressado, e por fim estranho. Revelava uma baixa auto-estima. Foi prescrito Clematis e Larch (para a baixa auto-estima). Na segunda prescrição foi acrescentado a esta fórmula o Mimulus (medo de enfrentar as pessoas). Lentamente foi aprendendo a ficar no presente e a prestar atenção ao que ocorria a sua volta. Após 1 ano teve alta.

Honeysuckle (Lonicera caprifolium)

Resumo: para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudade. Nostálgicos, saudosistas. Para aqueles que ficam presos nos erros que cometeram, nas oportunidades que perderam no passado e na vida que passou. Desinteresse pelo presente.

Nome popular: madressilva.
Coloração: rosa escuro e branca.
Floração: junho, julho e agosto.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Madressilva (Lonicera caprifolium / Madressilva).

As pessoas que necessitam da essência Honeysuckle possuem uma grande limitação na capacidade de se adaptar a novas situações. O presente chega, mas elas ainda estão emocionalmente ligadas ao passado. Elas sentem saudades de sua terra natal, lembram-se de suas infâncias, dos entes queridos que partiram, do namoro que não deu certo. Em vez de reconstruírem a vida no presente eles refugiam num passado idealizado.

Geralmente são indivíduos sentimentais que não conseguem se desapegar dos lugares, pessoas e situações. Qualquer separação, despedida, distância, ou mudança de vida significa um sofrimento muito grande.

Eles ocupam suas mentes com o passado, o presente perde o "brilho" e o futuro fica sem razão de ser. São nostálgicos e saudosistas. Muitas vezes passaram por situações traumáticas que fazem questão de "não resolver" (um luto de anos pela morte de um ente querido, por exemplo).

Uma grande parte destes indivíduos são conservadores. Eles se apegam a hobbies e valores que identificam como ligados ao passado, como música clássica, modelos de roupas mais tradicional, etc. Muitos se ligam a movimentos de preservação da memória ou movimentos folclóricos.

Estas pessoas tem uma grande dificuldade em transformar os acontecimentos do passado em amadurecimento na vida presente. Ao ficarem presos ao passado perdem a chance de evoluírem no presente e construir um futuro melhor. A essência Honeysuckle ajuda estas pessoas a se desapegarem do passado, transformarem suas vidas no presente e estabelecerem novos vínculos com novas pessoas, lugares e situações. O passado passa a fazer parte da vida de modo equilibrado.

Caso clínico: Mulher, 53 anos, estava de luto desde que filho morreu há alguns anos. Sofria muito e não conseguia superar o trauma. Mostrava-se amargurada e rancorosa. Já havia buscado todo tipo de consolo em muitos lugares diferentes. Foi prescrito Honeysuckle, Sweet Chestnut (para a angústia extrema), Star of Bethlehem (para o trauma), Willow (para a amargura). Depois de um mês relatou que havia dado as roupas do filho e que foi ótimo ver que elas foram úteis. Estava menos amarga e seu sofrimento era significativamente menor. Foi prescrito Honeysuckle, Willow, Star of Bethlehem, Pine (para a culpa que sentia de "não ter feito tudo o que podia por ele"). Depois de 7 meses da consulta inicial teve alta. Ainda sentia a perda do filho, mas de uma forma que não a impedia de ser feliz e dar amor aqueles que ficaram.

Mustard (Sinapsis arvensis)

Resumo: para aqueles que padecem de profunda melancolia e depressão de caráter cíclico e sem uma causa definida. Tristeza, desesperança.

Nome popular: mostarda.
Coloração: amarela.
Floração: maio, junho e julho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Sinapsis (Sinapsis arvensis / Mostarda).

A essência Mustard ajuda aquelas pessoas que de repente e sem motivo aparente se vêem desesperadas, profundamente melancólicas e depressivas. Um paciente descreve esta situação assim: "é como se de repente o sol começasse a ir embora e uma noite feia, sem lua e estrelas tomasse conta da minha vida. Eu só sinto vontade de chorar...". Nesta situação podem ficar por dias, semanas, meses e nos casos mais graves por anos. Da mesma forma que apareceu vai embora. O problema normalmente é cíclico, com inúmeras fases de recaída.

Quando em crise, estas pessoas perdem o interesse no que acontece ao seu redor, tendem ao isolamento e a introversão, se tornam letárgicos, sem prazer nos alimentos, na música, etc. Apresentam um olhar opaco e triste. Muitas vezes a depressão pode ser mascarada por dores de cabeça, insônia, distúrbios digestivos, etc.

Tudo acontece sem uma razão aparente ou um fato exterior que seja reconhecido como desencadeante. Porém, no mais íntimo da alma, no plano do inconsciente, estão escondidas forças cármicas que atuam sobre nossa mente nos forçando a passar por experiências importantes para a nossa evolução. Possivelmente, a origem do problema está em compromissos cármicos cuja origem e compreensão estão além dos limites desta vida.

A essência Mustard ajuda o indivíduo enfrentar a situação com serenidade e compromisso com sua evolução, pois a superação do problema envolve o esforço de todo o ser para reorientar sua vida.

Caso clínico: homem, 43 anos, há 13 anos sofria de crises periódicas de depressão. Elas vinham e iam sem um motivo aparente. Quando estava em crise passava dias deitado e dormindo. Relatava sentimentos de menos-valia, desinteresse pela situações da vida e outros tantos que confirmavam a sintomatologia depressiva. Fazia tratamento psiquiátrico há mais de 10 anos, sem resultados satisfatórios. Ele era uma pessoa prestativa que estava sempre servindo aos outros. Dizia que no fundo era um bobo, pois todos se aproveitavam dele. Era orgulhoso de seu padrão moral e ético e no fundo desprezava aqueles que abusavam dele. Se sentia superior. Era reservado e de poucas palavras. Foi prescrito Mustard, Centaury (para a subserviência), Water Violet (para a personalidade orgulhosa, reservada). Com poucas modificações esta formulação foi tomada até que superou sua depressão e teve alta. Ele aprendeu a colocar limites e a ser menos orgulhoso.

Observação: é importante notar que a terapia floral não promove apenas o fim dos sintomas, mas promove uma transformação no modo de ser, agir, pensar, sentir e se relacionar da pessoa. Ela é uma terapia que permite à pessoa evoluir e se desenvolver enquanto indivíduo.

Olive (Olea europaea)

Resumo: para aquelas pessoas que se sentem exauridas física e psiquicamente. Esgotamento total, sem força, cansaço. Esta essência ajuda a pessoa a se fortalecer e a recuperar o equilíbrio vital.

Nome popular: oliveira.
Coloração: branca.
Floração: varia de acordo com o local, mais comum em maio.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Sempervivum (Helichrysum bracteatum / Sempreviva).

A oliveira, que é nativa do Mediterrâneo, é bastante conhecida devido ao tão popular azeite de oliva. Ela também é conhecida pela sua participação em momentos chaves da história, é um ramo de oliveira que Noé recebe como prova do fim do dilúvio, e é no Jardim das Oliveiras que Jesus reza nos seus derradeiros momentos de liberdade. O simbolismo relacionado a oliveira nos fala de paz, harmonia, regeneração, renascimento e força.

A essência floral desta planta ajuda a restabelecer a paz na mente e a fortalecer o corpo daqueles que sentem que sua reserva de força está se esgotando. Esta exaustão pode aparecer naqueles que lutam contra enfermidades prolongadas, naqueles que levam uma vida estressante com pouco tempo de repouso e laser, naqueles que estão submetidos a pressões internas ou externas fortes, naqueles que estão submetidos a acúmulos de atividades e esforços desgastantes.

A essência Olive ajuda na superação desta fadiga física e mental extrema. Ela ajuda na regeneração do equilíbrio vital e desperta a pessoa para a necessidade de aprender a utilizar mais adequadamente sua energia.

Esta essência se mostra particularmente útil quando utilizada com aqueles que passam por convalescência prolongada ou se submetem a tratamentos de saúde bastante delicados.

Caso clínico: homem, 32 anos, pequeno empresário. Há 1 ano vinha acumulando a direção de sua empresa com um cargo público. O acúmulo de trabalho o levou a exaustão completa. Junto com a exaustão começaram a aparecer outras manifestações de doenças. Quando pensava em diminuir o ritmo de trabalho sentia ser um fracassado. Foi prescrito Olive, Oak (para facilitar o conhecimento dos próprios limites). Depois de dois meses já estava recuperado da exaustão. Reorganizou a vida para ter um ritmo de trabalho dentro de seus limites físicos.

White Chestnut (Aesculus hippocastanum)

Resumo: para aqueles que sofrem com pensamentos repetitivos que se fixam na mente. Para o diálogo interno constante e incontrolável que atrapalha a concentração e desgasta a pessoa. Pensamentos indesejados e obsessivos que não deixam a mente em paz.

Nome popular: castanheira-da-Índia.
Coloração: branca.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Momordica (Momordica charanthia / Cipó-de-São-Caetano).

Para aquelas pessoas cuja própria mente tornou-se fonte de seu tormento. Elas são tomadas por pensamentos persistentes e recorrentes que não permitem um minuto de descanso. Elas tentam, mas não conseguem deter este verdadeiro jorro de pensamentos. Pode-se ficar por dias repassando obsessivamente uma situação sem maior importância.

É como se a pessoa estivesse com um disco furado tocando e aquele pedaço da música ficasse sempre repetindo. A tensão mental fica muito grande, predispondo a irritação, insônia, depressão, baixa de aprendizado, dificuldade de memória, cansaço, baixa concentração, etc.

Sua mente também se transforma em sede de diálogos internos intermináveis. Possuem uma sede enorme de entender tudo o que acontece. Dia e noite, noite e dia, a mente está funcionando a mil por hora. Não há momento de paz e nem de sossego.

As pessoas que necessitam de White Chestnut são prisioneiras dos seus pensamentos e gostariam de verem-se livres desta prisão. As pessoas que necessitam de Clematis usam seus pensamentos para fugir da realidade, geralmente eles obtém prazer com suas fantasias.

A essência White Chestnut ajuda estas pessoas a retomarem algum controle sobre seus pensamentos. Restitui a paz na mente, a calma e a serenidade.

Caso clínico: homem, 34 anos, funcionário público. Sua cabeça estava sempre cheia de pensamentos. Não conseguia controlar seu diálogo interno. Dizia: "é como a água de um rio, os meus pensamentos não acabam nunca... No final do dia minha cabeça está quase estourando de tanto que eu penso...". Reclamava de falta de concentração, de cansaço e baixa produtividade. Não tinha um minuto de paz, os pensamentos dominavam sua mente de tal forma que ele era quase escravo da situação. White Chestnut para os pensamentos incontroláveis mais Hornbeam para o cansaço mental, foram as essências indicadas. Em pouco tempo começou a sentir que os pensamentos já não o perturbava tanto. Continuou tomando esta formulação por mais 7 meses, quando teve alta.

Wild Rose (Rosa canina)

Resumo: para aqueles apáticos, sem ambição, resignados com a vida. Insensibilidade emocional, não se entusiasmam com nada. Desvitalizados, fadigas constantes, fatalistas. Entregam-se sem lutar.

Nome popular: rosa canina ou rosa silvestre.
Coloração: rosa ou branca.
Floração: junho a agosto.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Rosa Canina (Rosa Canina / Rosa-silvestre).

A essência Wild Rose ajuda a retomar o interesse e o gosto pela vida, pois estas pessoas desistiram de vida. São pessoas desvitalizadas, frustradas, infelizes, sem iniciativa ou vontade de transformar sua condição. São extremamente passivas e insensíveis emocionalmente. Não ligam para o que acontece porque não gostam e nem deixam de gostar. Alimentam esta indiferença e esta falta de vontade em todos as áreas da vida. São apáticos e resignados.

Sente que a vida familiar, social e profissional é insatisfatória. Mas não procuram melhorar porque estão acomodados e também porque estas mudanças requerem esforço. Muitos são preguiçosos, letárgicos, sonolentos e possuem uma feição que não expressa sentimentos. Levam uma vida monótona, cansativa e com perspectivas pessimistas.

Falta-lhes dinamismo, alegria pela vida, vontade de lutar e de vencer. Falta-lhes acreditar que eles tem em suas mãos a capacidade de transformar suas vidas. Falta-lhes acabar com a resignação frente as condições adversas da vida. São pessoas aborrecidas e monótonas, que pouco contribuem com os outros.

Algumas destas pessoas desenvolveram esta forma de ser em conseqüência de situações traumáticas que não conseguiram superar. Um bom exemplo é a pessoa que sofreu uma profunda desilusão amorosa e que não consegue mais estabelecer vínculos afetivos, deixando de lado qualquer ilusão ou esperança de um novo recomeço. Neste caso, os homens tornam-se todos iguais: não despertam seu afeto, que permanece entorpecido.

A essência Wild Rose ajuda a pessoa a romper com a apatia frente a vida. Ajuda a que a vida verdadeira volte a pulsar e a vitalidade renovada crie novas oportunidades, traga novas amizades e interesses. Alegria e realização pessoal são ideais que estes indivíduos passam a buscar.

Caso clínico: homem, 25 anos, desempregado há 15 meses. Relatou que sua vida era muito monótona e sem perspectivas: "não saio, não namoro, não passeio, não faço nada em casa, nem me importo com isto, tem algo errado comigo, não é?". A situação econômica o deixava sem opções: "fazer o quê?". Seu sofrimento já não era tão grande, pois "agora tanto faz". Não conseguia emprego, mas também não ia atrás: "já mandei todos os currículos que podia...". Reclamava que estava engordando e que seus amigos já não o convidava para sair: "ninguém quer ficar com um derrotado". Era indiferente a tudo o que acontecia ao seu redor: festas, notícias, cursos, assuntos familiares. Negava tristeza: "é estranho, eu não deveria estar triste?". A frase que ele mais falava é: tanto faz. Sua demissão do emprego, primeiro e único, foi traumática, pois fazia pouco tempo havia sido promovido e se sentia seguro no novo cargo. Foi prescrito Wild Rose e Star of Bethlehem (para o trauma da perda do emprego). Depois de um mês começou a apresentar melhoras, relatou que estava mais animado e que havia se matriculado em um curso de especialização. Após 3 meses teve alta com a vida normalizada, trabalhando e cheio de planos para o futuro.

Nenhum comentário: