terça-feira, 18 de novembro de 2008

Essências Florais para os que são susceptíveis a influências e idéias alheias." Agrimony; Centaury; Holly; Walnut."

Agrimony (Agrimonia eupatoria)

Resumo: para aqueles indivíduos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente. São pessoas angustiadas, ansiosas, aflitas, que apesar destes sentimentos estão sempre com um sorriso no rosto. É comum utilizarem de bebidas alcoólicas e drogas para dissimularem seu tormento interior.

Nome popular: agrimônia.
Coloração: amarela.
Floração: junho a agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Fuchsia (Fuchsia sp / Brinco-de princesa).

A pessoa que necessita desta essência faz grandes esforços para não ter contato com o lado negro da vida. Para tanto ela evita ao máximo ficar sozinha, está sempre sorrindo e se esforçando para ser simpática e agradável. Se por um acaso adoece procura esconder o desânimo e a preocupação fazendo brincadeiras e pouco caso da doença. Interiormente, porém, estas pessoas estão angustiadas, aflitas, ansiosas e cheias de medo. Elas não encaram esta dura realidade interior e se refugiam numa aparência feliz.

A noite, quando estão sozinhos, não costuma ser um momento apreciado pois é comum sentirem-se inquietos, angustiados e com muitos pensamentos na mente. Insônia, pesadelos e um despertar "sufocante" costumam acontecer. O uso de bebidas alcoólicas e drogas pode ser um recurso para "inebriar" seu estado interior. Outros tipos de estímulos também podem ser utilizados para este fim, como ida à festas, compras e esportes radicais. Para estas pessoas Agrimony é um poderoso ansiolítico.

Enquanto a pessoa tipo Agrimony evita comentar suas ansiedades e angústias, a pessoa tipo Heather procura de todas as formas comunicar aos outros suas dificuldades interiores.

Esta essência ajuda a pessoa a ser honesta consigo mesma ao encarar o lado negro de sua vida. Seu prêmio é a paz de espírito e uma vida baseada na Verdade.

Caso clínico: homem, 32 anos, dentista. Extremamente ansioso e tenso. Mordia os lábios e não parava quieto com as pernas. Procurou a consulta por estar com dificuldade de dormir. À noite, ao deitar, ficava com pensamentos ruins que o deixavam angustiado e irritado. Apesar destas características demonstrava um modo alegre de falar e contar casos. Tomava bebida alcoólica todos os dias, dizia que era para relaxar e ficar em paz. Fazia questão que ninguém soubesse de seus problemas, "estou sempre com uma cara boa...". Foi prescrito Agrimony e Impatiens (para sua impaciência). Na consulta seguinte relatou que a ansiedade começou a melhorar. Disse que era um "cara traumatizado", mas não se dispôs a aprofundar no assunto. À fórmula original foi acrescentado Star of Bethlehem (para o trauma) e Pastoris (Florais de minas - para a desconfiança do mundo). Tomou esta formulação por mais 3 meses, superou seu trauma, normalizou sua ansiedade e passou a dormir bem.

Centaury (Centaurium erythraea)

Resumo: para aqueles incapazes de colocar limite nos outros. Não sabem dizer não. Pessoas de boa índole, que querem agradar e acabam sendo exploradas. Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades dos outros. Influenciáveis.

Nome popular: centáurea menor.
Coloração: rosa.
Floração: junho, julho, agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Floral de Minas: Ruta (Ruta graveolens / Arruda).

Para aquelas personalidades fracas e inseguras que se submetem à influência dos outros. Geralmente são pessoas prestativas, obedientes, de boa índole e boa vontade, que na ânsia de agradar esquecem de suas próprias necessidades. Não conseguem dizer não e nem colocar limites. Muitas vezes tornam-se capachos de pessoas inescrupulosas que se aproveitam de suas fragilidades.

São pessoas que evitam disputas e que se moldam ao que supõe seja o esperado delas. Muitas vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem servem. Os desejos alheios tornam-se os seus desejos, a vida dos outros a sua vida. Uma pessoa pode dizer: "depois que meu pai morreu, minha mãe me deu a incumbência de cuidar dela. E ainda hoje, tudo que eu faço na vida é cuidar dela." Estes indivíduos abandonam seu próprio caminho na vida, e com isto perdem grande parte da alegria e da experiência que poderiam adquirir nesta vida. Como acumulam muitas responsabilidades é comum reclamarem de cansaço. Normalmente possuem baixa vitalidade.

Elas buscam agradar ao próximo e receber em troca reconhecimento e aprovação. Possuem egos frágeis e dependentes do afeto alheio. Nestas pessoas encontramos o desejo de ajudar e servir sendo utilizados de forma errada.

A essência Centaury ajuda-os a sair da dependência e reassumirem o controle de suas vidas. Elas devem aprender a saber quando dizer sim e quando dizer não e ter força interior para decidir o que é o melhor para a realização de sua missão de vida.

Caso clínico: menina, 11 anos, estudante. Sempre havia sido uma menina tímida e retraída. Quando estava com as amigas sempre concordava com tudo. Procurava imitar o jeito de vestir e de ser das colegas. A mãe a considerava muito boba, pois estava sempre fazendo o que as amigas queriam e sempre ficava com as piores tarefas. A menina se mostrava triste, desvitalizada e sem força de vontade. Foi prescrito Centaury, Larch (para a baixa auto-estima), Viola (Florais de Minas - para facilitar o relacionamento com grupos) e Mimulus (para a timidez e inibição). Realizou psicoterapia concomitante ao tratamento floral. Depois de dois meses já se mostrava mais alegre e cheia de vida. Disse que se sentia melhor e que estava aprendendo a se defender. Após esta segunda consulta continuou tomando esta mesma formulação por mais quatro meses, quando teve alta. Nestes quatro meses tornou-se uma menina mais extrovertida, confiante e com um vínculo positivo com as amigas.

Holly (Ilex aquifolium)

Resumo: para a inveja, raiva, desejos de vingança, ciúmes, desconfiança e ódio.

Nome popular: azevinho.
Coloração: branca.
Floração: maio.
Preparação da essência: método da fervura.
Florais de Minas: Camelli (Camelia japonica / Camélia).

O tipo que necessita de Holly vive as emoções de modo muito intenso. Neles é comum explosões de ira e de mau humor. Isto acontece porque no decorrer da vida fechou seu coração para os sentimentos benevolentes e hoje alimenta o ódio dentro de si.

Desconfia das pessoas, sente que pode estar sendo passado para trás. Muitos tornam-se pessoas rudes e ariscas, que tem profunda dificuldade em viver em harmonia. São invejosos, raivosos, vingativos, amargurados, racistas e agressivos. Alguns seguem o caminho do crime e da trapaça. Outros alimentam inveja de um e desavença com outro.

Sua dificuldade básica está em vivenciar o amor e se entregar nos vínculos afetivos e sociais. Não conseguem perdoar e nem perceber que a vida com amor é mais satisfatória e mais agradável. A essência Holly ajuda-os a perceber que existe uma unidade básica no universo e que o amor é a fonte de coesão de tudo.

Caso clínico: mulher, 24 anos. Nutria um ciúmes doentio do namorado. Seguia-o de carro, ligava no meio da noite para saber se ele estava realmente em casa. Odiava todos aqueles que eram seus amigos, pois "são um perigo, eles querem minha caveira". O namorado acabou pedindo um tempo para pensar no namoro pois estava se sentindo sufocado. Sua primeira reação foi de ódio, depois de tristeza profunda. Estava se sentindo "a pior das mulheres". Acreditava que ele ia querer terminar definitivamente o namoro e ficava muito tensa com esta possibilidade. A formulação indicada foi Holly, Chicory (para a possessividade), Larch (para a baixa auto-estima) e Rescue (para o momento de tensão). Depois de um mês relatou que o namorado realmente terminou e que ela nem teve tempo de mostrar que estava diferente. Sentia ódio de todos os que poderiam tê-lo influenciado. Ela já estava consciente do "tanto que eu sou difícil". Estava muito triste, mas não havia perdido o controle e ido atrás dele "para dar baixaria, como já fiz muitas vezes". Foi prescrito a mesma formulação acrescentada de Walnut (por ser um momento de transição) e Bleending Heart (Florais de Califórnia - para facilitar a sua aprendizagem de um amor incondicional). Começou um trabalho de psicoterapia. Após alguns meses iniciou um novo relacionamento e pode ter a prova do quanto havia mudado. "Meu ciúmes era insegurança", relatou.


Walnut (Juglans regia)

Resumo: para aqueles que estão passando por grandes mudanças: adolescência, menopausa, início ou término de uma relação afetiva, etc. Nesta fase um vínculo profundo com o passado ou o se deixar influenciar por idéias alheias podem desviá-lo do caminho próprio. Recomeço de vida, rompimento com velhos hábitos ou vínculos. Protege contra a negatividade do meio ambiente.

Nome popular: nogueira.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Millefolium (Achillea milefolium / Milefólio).

As grande mudanças e os períodos de transição são momentos de profundas transformações interiores. Esta transformação interior é a causa de estresse, medo, dúvida e angústia. Nesta situação muitas pessoas podem se tornar inseguras e incapazes de dar os passos necessários para que este novo recomeço reflita seu verdadeiro caminho interior. O principal erro que eles podem cometer é deixarem-se influenciar pelas idéias daqueles que os rodeiam ou por antigas experiências, decisões ou hábitos.

Nestes momentos de transição os laços de família, a busca de status, as convenções sociais, a rotina do dia-a-dia, o medo da opinião alheia e outros tantos, podem se revelar barreiras insuperáveis. Para superá-las temos que juntar nossas forças interiores e nos apoiarmos em nossa própria missão de vida.

Em todos os momentos de transições "biológicas" a essência floral Walnut é muito útil. Momentos como: nascimento, morte, dentição, adolescência, menopausa e gravidez. Nos grandes momentos da vida, como novo emprego, escolha de profissão, início e fim de vínculos afetivos, esta essência também é útil.

Quando o indivíduo quer romper com um hábito muito forte esta essência é indicada. Ela é utilizada nos casos em que se quer livrar de todo tipo de vícios. É utilizada, também, quando o meio ambiente está influenciando excessivamente o indivíduo. Ambientes com muita energia negativa pode causar cansaço, desconforto e desvitalização. Aqueles que acreditam estarem sendo vítimas de "mau-olhado", pragas e invejas também podem utilizar desta essência.

Esta essência serve sempre que a pessoa estiver sendo excessivamente influenciada por qualquer coisa que a desvie do seu caminho interior.

A essência Walnut ajuda o indivíduo a seguir seu próprio destino, com determinação e fé. Ajuda a pessoa a se livrar das pesadas cargas do passado e do presente que não servem mais para o futuro.

Caso clínico: mulher, 50 anos. Estava entrando na menopausa. Os calores e a falta de menstruação faziam com ela se fechasse e se distanciasse, principalmente em relação ao marido. Sua imagem de mulher e sua sexualidade foram muito abaladas com esta "entrada na velhice". Ela se sentia desconfortável com o seu corpo. Algumas amigas estavam tentando moldar sua cabeça para ela fazer reposição hormonal, mas ela não sabia se devia fazer ou não. Foi prescrito Walnut, Scleranthus (para a dúvida), Crab Apple (para o desconforto com o corpo) e Lilium (Florais de Minas - para a sua sexualidade). Após um mês conseguiu ter uma vivência menos conflituosa com a menopausa. Já não se sentia incomodada e nem "indesejável". Os calores diminuíram. Na semana seguinte iria começar a tomar a reposição hormonal. Tomou a mesma formulação, exceto Scleranthus, por mais dois meses, quando a questão da menopausa deixou de ser o tema central da sua vida e sua sexualidade foi normalizada.

Nenhum comentário: