terça-feira, 18 de novembro de 2008

Essências Florais para a preocupação excessiva com o bem estar dos outros

Beech (Fagus sylvatica)

Resumo: para aqueles que são demasiadamente críticos, arrogantes, intolerantes, racistas. Costumam julgar e condenar os outros. Irritam-se facilmente com hábitos, manias e jeito de ser alheios.

Nome popular: faia.
Coloração: vermelha.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Mirabilis (Mirabilis jalapa / Bonina).

O perfil de quem necessita desta essência é aquela pessoa cuja crítica, intolerância e arrogância é muito grande. Muitos a consideram "ranzinza", chata, ranheta, petulante, etc. Aqueles que são mais frágeis sofrem com estas pessoas pois são criticadas e "crucificadas" o tempo todo.

Não buscam as qualidades positivas nas outras pessoas ou situações, mas sim os defeitos. Carecem de humildade e sentem-se superiores. São indivíduos rígidos e tensos que não tentam entender e nem se colocar no lugar do outro. Muitas vezes demonstram um prazer sádico em julgar e condenar.

São pessoas irritadiças que se incomodam com pequenas coisas, como gestos, modo de falar, hábitos, manias, etc. Sua tolerância a estímulos sensoriais (luzes, som, contato físico, dor, etc.) é bem baixa. Na realidade qualquer coisa que fuja daquilo que ele espera e gosta é fonte de irritação (baixa capacidade de resistência a frustração). Muitos são racistas.

Como são arrogantes perdem grandes chances de evoluir e aprender na vida, pois carecem da capacidade de percepção e avaliação dos próprios defeitos. São impacientes quando a situação não está de acordo com sua expectativa.

A essência Beech ajuda-os a resgatar sua capacidade de tolerância e compreensão das dificuldades alheias. Ajuda-os a perceber o lado bom das situações e dos outros. Ajuda-os a restaurar a humildade e assim sua capacidade de aprender e superar seus próprios defeitos.

Caso clínico: homem, 17 anos. Era considerado um chato por seus colegas de sala. Era uma pessoa muito crítica e intolerante. Além de julgar, gostava de divulgar o resultado do seu julgamento. A conseqüência deste comportamento era que ele ficava sempre sozinho e se quisesse participar de algo era como "enxerido". No grupo onde estava sempre aconteciam brigas, pois ele tinha a habilidade de criar confusão entre as pessoas. Quando falava da opinião dos colegas sobre ele ficava triste, rancoroso e se sentia inferior. Quando falava sobre os colegas se sentia superior, repetindo sempre os defeitos e fraquezas alheias. Era uma pessoa inteligente, com uma mente muito analítica. Tomou Beech, Willow (para o rancor), Larch (para a baixa auto-estima) e Calendula Silvestre (Florais de Minas - para a forma agressiva que ele tinha de falar). Neste mesmo período iniciou psicoterapia. Em três meses começou a entender o porque era tão odiado. Aprendeu a se colocar no lugar das pessoas que escutavam seus comentários massacrantes. Começaram, também, a aparecer uma série de problemas relacionados a sua infância. A formulação passou a contar com Beech, Willow, Larch, Calendula Silvestre, Star of Bethlehem (para os traumas infantis) e Althaea (Florais de Minas - por se sentir rejeitado por todos). Após seis meses de tratamento seu vínculo com as pessoas tornou-se bastante positivo. Deixou de ser o chato e conquistou amigos de verdade. Neste momento deixou de tomar Beech. Seu tratamento continuou, mas por outros motivos que não o excesso de crítica e intolerância.

Chicory (Chicorium intybus)

Resumo: para aquelas pessoas que estão sempre controlando os outros. São possessivas, egoístas e manipuladoras. Facilmente magoáveis, cobram constantemente atenção. Auto-piedade. Amor interessado. Carência afetiva.

Nome popular: chicória.
Coloração: azul.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Chicorium (Chicorium intybus / Chicória).

As pessoas que necessitam de Chicory são carentes afetivas e possuem muito medo de serem rejeitadas ou deixadas de lado. Por isto dão amor, mas cobram, exigem, controlam. Elas podem dizer: "eu faço tudo por você e você não faz isto por mim?".

Elas interferem na vida alheia "só para ajudar". Organizam, criticam, mandam e cuidam dos outros e assim se consideram na condição de cobrar fidelidade, amor, obediência e dedicação daqueles a quem muitas vezes sufocam com seu amor egoísta. Facilmente ficam magoados, tristes, choram, e sentem-se desprezados. Nestas horas reclamam de ingratidão e mostram uma grande auto-piedade. São ciumentas e possessivas.

Quando crianças são birrentas e querem ser mimadas. Adultos e crianças podem chegar a simular doenças com a única função de terem as pessoas à sua volta. Usam e abusam da chantagem emocional. Ótimo para as mães possessivas que tem dificuldade em permitir que seus filhos cresçam e sigam sua própria vida.

Chicory ajuda estas pessoas a elevarem seu amor e dedicação a categoria do amor e do serviço desinteressado.

Caso clínico: menina, 5 anos. Era muito ciumenta. Quando alguma visita chegava em casa ela ficava chamando a atenção do pai e da mãe. Da última vez que a avó ficou hospedada na sua casa ela ficou o tempo todo de mau-humor e não quis ir à escola. A mãe se preocupava pela filha "ficar realmente com ódio" e muito triste. Foi prescrito Chicory, Holly (para seu ódio) e Millefolium (Florais de Minas - para facilitar a transformação). Depois de um mês já apresentava sensíveis melhoras. Foi mantida a prescrição por mais três meses, quando teve alta. O ciúmes excessivo desapareceu, seu humor melhorou e também seu relacionamento com pai e mãe.

Rock Water

Resumo: para aqueles que são extremamente exigentes consigo mesmo e desejam ser um exemplo. Rigidez moral e negação de suas necessidades. Se auto-impõem férrea disciplina com a finalidade de atingir altos ideais. Auto-repressão e auto-martírio.

Nome popular: água de fonte.
Origem: fonte de propriedades curativas.
Coleta: junho e julho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Phyllanthus (Phyllanthus niruri / Quebra-pedra).

Nem todas as essências tem sua origem em flores. Esta é uma delas (a outra é Chestnut Bud). Esta essência é feita a partir de água colhida de uma fonte reconhecida por seus poderes curativos e que se localiza em área onde não há poluição.

Rock Water é recomendado para aquelas pessoas que buscam altos ideais em suas vidas e que em nome destes ideais perdem sua flexibilidade e liberdade interior. Neste caso está o vegetariano radical que se impõem enormes restrições alimentares em nome de um ideal de saúde. Está também o religioso que se impõem um comportamento demasiado rígido. Está o pai de família que, desejoso de ser um exemplo perfeito para os filhos, adota uma postura excessivamente conservadora e tradicionalista. E outros tantos que, em nome de nobres ideais, acabam perdendo sua capacidade de adaptação e sua liberdade de ação. Eles deixam de governar suas vidas e passam a ser governados pelos ideais e teorias que aceitaram como sendo a verdade e o certo.

Eles se ligam a nobres e altos ideais, o que os faz sentir pequenos frente aos mesmos. Somente através da disciplina rígida e da máxima exigência eles sentem que poderão se aproximar destes ideais. Muitas vezes chegam ao ponto de martirizarem-se fisicamente, como no caso dos faquires. O mais comum é o martírio psíquico que se origina da disciplina excessiva a que se submetem. Nestas condições o prazer e o laser são vistos, muitas vezes, como perda de tempo. Eles perseguem a auto-perfeição e querem servir de exemplo para a sociedade.

São pessoas que possuem um rígido código de valores e regras morais. São sistemáticos, metódicos, perfeccionistas e sóbrios. Eles acreditam profundamente nos valores morais, éticos, religiosos e políticos que professam e se fecham para novas experiências e questionamentos. Seus pensamentos e sentimentos ficam enrijecidos e assim eles se afastam da possibilidade de aprendizagem e evolução constante.

Esta rigidez psíquica quase sempre provoca uma rigidez na musculatura corporal e uma tensão que se reflete no sistema circulatório. Problemas advindos deste processo podem ter sua resolução ajudada por esta essência.

Enquanto o tipo Vine busca dominar as outras pessoas. O tipo Rock Water busca se dominar.

A essência Rock Water ajuda estas pessoas a retomarem sua liberdade interior e a flexibilidade de adaptação ao mundo. Podem aprender a ser um pouco mais indulgente consigo mesmo e assim buscar seus ideais de forma mais suave.

Caso clínico: mulher, 34 anos, veio consultar devido as constantes crises oriundas de pedras nos rins. Era uma pessoa bastante rígida consigo mesmo. Participava de uma sociedade mística que exigia tempo e dedicação para a evolução pessoal. Devido a esta participação tinha muitos problemas com o esposo que exigia mais a sua presença nos momentos que ele tinha livre do trabalho. Optava por ir às suas reuniões místicas alegando ter um compromisso com seu desenvolvimento espiritual, mas ia dividida. Sentia culpa por deixar o marido justo nos momentos em que poderiam ficar juntos. Foi prescrito Rock Water, Pine (para a culpa), Lilium (Floral de Minas - por se sentir dividida entre seu papel dentro e fora do lar) e o composto Rio das Pedras (desenvolvido pelo autor - para cristalizações mentais, estas podem refletir no físico inclusive sob a forma de pedras nos rins). Depois de 8 meses de tratamento não havia tido mais nenhuma crise renal. Tornou-se uma pessoa menos rígida consigo. Conseguiu estabelecer um equilíbrio entre seu lado esposa e as necessidades do desenvolvimento espiritual. Ela avaliava que o mais importante foi que estava mais satisfeita com a vida e com as pessoas que a rodeavam. A culpa não mais a incomodava.

Vervain (Verbena officinalis)

Resumo: para aqueles indivíduos que se entregam de modo extremado a uma causa ou idéia. Fanáticos, não toleram as injustiças. Tensos, muito ansiosos e estressados. Entusiasmo excessivo.

Nome popular: verbena ou camaradinha.
Coloração: lilás.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Vervano (Stachytarpheta dichotoma / Gervão).

O indivíduo que necessita de Vervain é um sujeito idealista, impulsivo, impaciente, com muita força de vontade e energia interior. São pessoas capazes de realizar altos sacrifícios em nome de uma boa causa. E sempre encontram esta boa causa. Eles ficam profundamente entusiasmados com um ideal e realizam enormes esforços para levá-lo adiante.

Um paciente se descreve: "quando a professora pedia para eu olhar a classe eu me sentia como um xerife e não deixava uma única coisa passar sem que eu percebesse e anotasse. Eu era odiado...". Estas pessoas são assim, se esforçam até o último grau, e seus esforços são fontes de tensão para eles e para quem os rodeiam. Quando defendem uma causa tentam a todo custo conquistar apoiadores. Falam sem parar e expõem mil argumentos sem deixar espaço para o outro argumentar. Se contrariados ficam profundamente irritados e nervosos.

São pessoas trabalhadoras que raras vezes se permitem um descanso, pois "a causa me chama". Estão sempre pensando no que tem que ser feito. Eles utilizam demais a mente. Por serem ansiosas não conseguem relaxar a mente e o corpo. Estão sempre tensos e estressados e com isto são vítimas de dores de cabeça e tensão pelo corpo. Quando crianças são bastante agitadas e muito ativas. Esta é uma das essências recomendadas para crianças hiperativas.

Alguns ficam fanáticos, outros viram mártires. Muitos revelam uma ânsia e um desejo enorme de punição e agressão quando são frustados. Não aceitam a injustiça. Quando participam de uma situação onde consideram que há uma injustiça sentem-se impelidos a tomar partido.

A essência floral Vervain ajuda estes indivíduos a agir com mais equilíbrio e serenidade. Paz na mente e harmonia no ambiente passam ser tão importante quanto desenvolver um bom trabalho em prol de uma causa boa.

Caso clínico: menino, 9 anos. Costumava dormir apenas quatro horas por noite. Durante o dia não parava nem um minuto. Na hora de falar não conseguia se expressar tamanha a sua ansiedade. Levava muitos tombos. Estava sempre correndo atrás dos pais exigindo atenção. Quando não conseguia fazia birra. Na escola já havia repetido de ano duas vezes. Não conseguia prestar atenção e ficar quieto na sala de aula. Não era uma criança agressiva e nem mal educada. Tomou a seguinte formulação: Vervain, Clematis (para reforçar sua atenção), Chicory (para a cobrança de atenção), Impatiens (para a impaciência) e Guttagnello (Florais de Minas - para ajuda-lo no sono). A resposta da criança foi rápida, em poucos dias a mãe já estava notando diferença significativa. No final do tratamento a criança já não era ansiosa e agitada. Era uma criança normal.

Vine (Vitis vinifera)

Resumo: para os autoritários, ambiciosos, inflexíveis, tirânicos e insensíveis. Buscam excessivamente o poder. As vezes são sádicos e cruéis. Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros. Personalidades muito fortes.

Nome popular: videira.
Coloração: verde.
Floração: varia de acordo com o local, normalmente em maio.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Thumbergia (Thumbergia alata / Carólia).

As pessoas que necessitam de Vine possuem uma personalidade forte. São líderes natos, pois possuem grande força de vontade, sede de poder e habilidade para resolver as situações mais difíceis. São seguros e confiantes. Porém, tendem a querer controlar tudo, pois desconsideram a capacidade alheia. São centralizadores e assim assumem uma enorme carga de responsabilidades.

Toda esta capacidade é usada de modo egoísta. Eles buscam a dominação e a imposição de suas vontades. São autoritários, exigentes, insensíveis e não toleram desafio à sua autoridade. Por vezes são cruéis e sádicos.

Não levam em consideração a opinião alheia, pois acreditam estar sempre certos. Não discutem, impõem. São inflexíveis, rígidos e se consideram superiores. São indivíduos tirânicos que não conseguem ser amorosos ou compreensivos. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência.

Para atingir seus ambiciosos objetivos não poupam esforços, passam por cima de quem precisar, manipulam, tratam mal, são duros e arrogantes com os outros. Mas quando lhes interessa podem se mostrar mais suaves e respeitadores.

A essência Vine ajuda estas pessoas a respeitarem a liberdade de ação dos outros. Aprendem a descentralizar seu poder e a usar a sua capacidade de liderança com respeito e benevolência. Eles aprendem a unir humildade com força de vontade e capacidade de realização.

Caso clínico: mulher, 41 anos, solteira. Seu apelido no trabalho era "meu comandante". Ela era extremamente dedicada a sua vida profissional. Rapidamente foi promovida de cargo, sendo que passou a ser gerente de uma área da empresa. Ela era inflexível com seus subordinados: "comigo não tem duas vezes, no primeiro erro eu já mando embora...". Fumava dois maços de cigarro por dia, sofria de hipertensão e tinha muitas dores de cabeça. Detestava os finais de semana, pois costumava ficar em casa com a mãe. Reclamava que era uma pessoa angustiada e sozinha. Sua vida amorosa era praticamente nula pois só havia tido um namorado. Seu desejo era mudar um pouco "este meu gênio terrível". Foi prescrito Vine, Agrimony (para a angústia), Chestnut Bud (para aprender com as lições passadas) e Beech (para a intolerância e crítica). Logo nos primeiros dias começou a notar que estava "com uma estranha mania de pensar em justiça". Quando maltratava alguém ficava culpada por saber que não tinha sido justa. Falou sobre suas inseguranças e medos. A nova formulação foi Vine, Chestnut Bud, Beech, Pine (para a culpa) e Mimulus (para o medo de viver a vida). Com pequenas alterações esta foi a formulação básica que ela tomou até a alta. Apresentou uma notável melhora na sua convivência pessoal, tanto em casa quanto no trabalho. As dores de cabeça e a hipertensão acabaram e o fumo foi diminuído. Estava com um novo círculo de amizades, com quem saía e se divertia.

Nenhum comentário: