terça-feira, 18 de novembro de 2008

Essências Florais para os que sentem medo."Aspen; Cherry Plum; Mimulus; Red Chestnut; Rock Rose."

Aspen (Populus Tremula)

Resumo: para os medos vagos ou indefinidos, como medo de fantasmas, espíritos e maus presságios. Medos do desconhecido e de fenômenos paranormais. Apreensão.

Nome popular: choupo.
Coloração: verde e cinza.
Floração: março e abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Passiflora (Passiflora edulis / Maracujá).

Os indivíduos que necessitam de Aspen sofrem por terem uma forte ansiedade inconsciente que inunda suas mentes com pensamentos e imagens que eles tem dificuldade de entender ou identificar. Desta tensão mental tem origem os maus-presságios e os medos do desconhecido, de fantasmas, de espíritos, medos de crendices, etc.

São pessoas altamente influenciáveis e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de "bruxos" sobre o futuro, etc. A maior parte tem estórias incríveis de fenômenos paranormais ou esotéricos que presenciaram. Sentem-se profundamente atraídas por ocultismo, esoterismo e paranormalidade. Algumas, inclusive, tornam-se estudiosos destes temas.

Podem ocorrer ataques súbitos de ansiedade ou grande apreensão porque imaginam que algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Na maioria das vezes o medo está relacionado à idéias de morte ou religião. A pessoa pode descrever este medo como um "medo de dar calafrios" ou como um "terror de suar frio". Durante o sono é comum acontecer pesadelos.

Muitos dos que necessitam de Aspen tem dificuldade em falar de seus medos com receio de serem considerados ridículos. Eles sabem que não conseguirão explicar o porque destes medos.

A essência Aspen ajuda-os a desenvolver os conceitos de determinação, coragem e fé tão necessários para superar este problema. Estas qualidades permitem com que a pessoa confronte seus medos e derrote-os. Pois onde o medo chega, se a fé o recebe, ele desaparece.

O medo Aspen se diferencia do medo Mimulus pois este é um medo de origem conhecida: medo de elevador, de acidente, de ser mordido por um cachorro, etc. No medo Aspen a origem é desconhecida: medo de maus-presságios, apreensões sem motivos, medo que um fantasma venha roubar seu corpo, etc.

Caso clínico: menina, 10 anos, começou a ter medo do E. T. de Varginha aparecer enquanto dormia e aproveitar este momento para levá-la embora para o mundo dele. Era uma criança insegura que estava sempre perguntando para a mãe o que fazer. Foi prescrito Aspen e Cerato (para a falta de confiança no seu julgamento). Com três meses de uso da fórmula acabou o medo e ela se mostrava mais segura. Este fato foi comentado, inclusive, pelas suas professoras na reunião com os pais.

Cherry Plum (Prunus cerasifera)

Resumo: para aqueles que sentem-se perto de um colapso nervoso. Medo de perder o controle e agredir a si mesmo ou aos entes queridos. Desespero. Medo de ficar "louco" ou "explodir". Súbitas explosões emocionais.

Nome popular: cerejeira.
Coloração: branca.
Floração: fevereiro a abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Floral de Minas: Psidium (Psidium virescens / Gabirobeira).

Cherry Plum ajuda aqueles que temem perder o controle sobre seus atos e atitudes. Eles temem pelo que possa vir a acontecer se isto se concretizar. Uma pessoa em desespero, que perde o controle sobre si, é capaz de se matar ou de matar alguém. Eles sabem disto e pressentem que o limite de resistência de sua mente está próximo. Normalmente esta situação acontece quando a pessoa está desesperada, deprimida ou passando por situação de muito sofrimento. Uma paciente relata que "depois que meu filho morreu, nas horas que a tristeza vem mais forte, eu penso que a única solução é me matar para acabar com essa dor. Eu tenho medo de acabar fazendo isto...".

Alguns pacientes podem se definir como uma bomba ambulante, relatam que estão quase perdendo a cabeça ou que sentem que vão ficar loucos. Todos estes termos demonstram que eles temem sofrer um colapso nervoso. Eles temem mais ainda as consequências que este fato pode gerar: loucura, suicídio, agressão a entes queridos ou pessoas que são próximas e várias outras coisas terríveis.

Estas pessoa também estão sujeitas a explosões emocionais, pois seu nível de tensão interior está muito elevado. Crianças que fazem birra são particularmente auxiliadas por esta essência. Para a enurese noturna também é indicada esta essência.

A essência floral Cherry Plum ajuda a pessoa a enfrentar as situações mais adversas da vida com coragem e força interior. O indivíduo aprende a superar estes momentos terríveis com consciência e serenidade.

A essência Cherry Plum combate medos interiores (ex: medo da loucura, medo de agredir alguém), no caso da essência Rock Rose os medos extremos, pânico, estão projetados no exterior (ex: medo terrível de elevador ou que um assassino venha lhe matar).

Caso clínico: mulher, 33 anos, acordava de manhã sentindo-se profundamente angustiada, deprimida, com vontade de chorar e ânsia de vômito. Não conseguia preparar o café da manhã de sua filha e ficava deitada até as 11 horas. Os dias passavam arrastados e a cada dia sua esperança de melhorar diminuía. Não tinha paciência de assistir televisão, não se alimentava direito com medo de vomitar e fazia todo o serviço de casa mal feito. Nos momentos em que esta angústia era mais forte ela pensava em suicídio. Além da terapia floral ela fez psicoterapia. Foi prescrito Cherry Plum, Mustard (para a depressão sem motivo aparente), Rescue Remedy (como apoio inicial ao tratamento) e Gorse (para ajudá-la a recuperar a esperança na melhora). Em dois meses já estava mais animada, havia voltado a ser uma boa dona de casa e a cuidar a contento da filha. Como não havia mais a sintomatologia característica de Cherry Plum o mesmo foi retirado e nova formulação foi prescrita. Depois de mais alguns meses ela teve alta do tratamento floral.

Mimulus (Mimulus guttatus)

Resumo: para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de se ferir, de dirigir, etc. Tímido, reservado, inibido.

Nome popular: mimulus.
Coloração: amarela.
Floração: julho a agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Mimosa (Mimosa puddica / Sensitiva).

Os indivíduos que necessitam de Mimulus são hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida. Vivem com vários e pequenos medos. Se retraem da vida, tornam-se tímidos, reservados, introvertidos e nervosos.

Sofrem com medo de coisas cotidianas como medo de dirigir, de sentir dor, da solidão, de ser assaltado, de viajar, etc.

Este medo constante os faz restringir sua liberdade. Se estão convalescentes de uma doença tomam muito mais cuidado que o necessário pois tem medo de uma recaída. Se estão num emprego temem tomar certas atitudes com medo de serem punidos ou humilhados. Assim, tendem a ocultar seus medos e ansiedades. Sentem muito desconforto quando estão em evidência, podendo gaguejar ou se confundir na hora de se expressar.

Esta foi uma das primeiras essências que Bach descobriu. Eis como ele descrevia esta essência: "Você é daqueles que tem medo; medo das pessoas ou das circunstâncias.... assim sua vida é despojada de alegria pelo medo; medo daquelas coisas que nunca acontecem; medo daquelas pessoas que na verdade não tem nenhum poder sobre você; medo do amanhã e do que ele possa trazer; medo de adoecer ou de perder os amigos; medo de uma centena de coisas?

Você quer construir uma base para sua liberdade, mas não tem coragem de romper seus laços? ... Mimulus ... o tornará livre para amar sua vida ..." ( tradução do texto Free Thyself citado no livro Padrões de Energia Vital de Julian Bernard, Ed. Aquariana).

Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.

Obs: Mimulus é a essência recomendada quando o medo é de origem conhecida. Quando o medo for devido a uma apreensão, presságios ou ansiedade sem origem conhecida a essência recomendada é Aspen. Quando o medo evolui para pânico ou terror a essência é Rock Rose.

Caso clínico: menino, 12 anos, estudante. Os pais avaliavam o filho como muito retraído e tímido. Achavam que isto poderia atrapalhá-lo na vida. O menino se descreveu como alguém tímido e com poucos amigos. Não gostava de sair e de passear. No decorrer da entrevista foi ficando claro que ele não se sentia seguro fora de casa. Possuia uma série de pequenos medos, tais como: receio de enfrentar qualquer situação sozinho, medo de ser assaltado, medo de ser desprezado, medo que as pessoas não gostassem dele, medo de fracassar e alguns outros mais. Cobrava muita atenção dos pais e muitas vezes fazia chantagem emocional com eles. O medo e a frustração de enfrentar o mundo fora de casa era compensado com muitas exigências dentro de casa. Os pais foram orientados sobre a melhor maneira de lidar com ele para colaborar com o tratamento. Para o filho foi prescrito Mimulus, Larch (para a insegurança e imaturidade) e Chicory (para a cobrança que ele tinha com os pais). Depois de um mês o menino já estava ensaiando suas primeiras atividades independentes. Passou por algumas situações desagradáveis (mas normais para a idade) que quase o fizeram voltar ao padrão antigo. Foi prescrito Gentian (para ajudá-lo a perseverar) mais a primeira formulação. Depois de 9 meses o menino já havia superado todas as suas dificuldades iniciais.


Red Chestnut (Aesculus carnea)

Resumo: para aqueles que são ansiosos, apreensivos e temerosos com o que de ruim possa acontecer com seus entes queridos. Superproteção, preocupação excessiva, opressão. Vínculo interior excessivo e patológico com outra pessoa (vínculo simbiótico).



Rock Rose (Helianthemum nummularium)

Resumo: para aqueles cujo medo adquiriu tal intensidade que se tornou pânico, terror. Perda de controle devido a um medo extremo.

Nome popular: cisto.
Coloração: amarela.
Floração: junho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Bipinatus (Cosmos bipinatus / Cosmos).

As vezes o ser humano passa por momentos nos quais as emoções, principalmente o medo, tomam conta da sua mente. Geralmente ocorrem em situações extraordinárias na qual o indivíduo confronta uma situação inesperada, desconhecida ou ameaçadora. São situações como acidentes, catástrofes da natureza e violência urbana na qual o indivíduo se vê envolvido e se sente impotente frente a situação. A tensão emocional fica tão grande que ele vivencia o pânico: medo extremo que pode vir acompanhado de ansiedade e angústia extremas, taquicardia, transpiração exagerada, perda de memória, surdez, mudez, extrema tensão muscular, paralisia, perda do controle sobre os pensamentos e atitudes extremadas.

Alguns indivíduos, porém, entram em pânico por motivos que muitos consideram pequenos. Se ver frente a frente com um sapo ou ficar preso em um elevador pode ser o bastante para provocar a perda completa do controle sobre si. Outro momento em que vivenciamos o pânico é durante os pesadelos. Algumas pessoas entram em pânico sem motivação externa aparente. Quando acordamos, estamos longe do motivo do pânico ou quando o estresse diminui, o indivíduo retorna ao seu estado normal. A situação de pânico é sempre temporária.

A essência Rock Rose ajuda a pessoa a enfrentar a situação momentânea de crise com coragem e força. Ela ajuda com que o indivíduo, mesmo sob grande tensão física e psíquica, consiga encontrar uma solução para o problema que está vivenciando.

Caso clínico: mulher, 42 anos, fazia 6 meses que havia começado a ter crises de pânico. Os sintomas eram suor, coração disparado, perna trêmula, um medo extremo de morrer, etc. As crises começavam de modo imprevisto e sem aviso anterior de que estavam chegando. Relatou uma infância complicada pois o pai era alcoólatra e a mãe muito submissa para defender os filhos da violência física paterna. Desta fase da vida trazia a insegurança e um trauma que dificultava ser carinhosa com o marido e com os filhos. O contato físico com o parceiro era extremamente difícil. Nesta mesma época começou a fazer psicoterapia. A primeira prescrição foi: Flannel Flower (essência australiana que trabalha a aversão ao toque), Rock Rose, Star of Bethlehem (para o trauma infantil) e Baby Blue Eyes (essência da Califórnia que trabalha as conseqüências de uma conexão não sadia com a figura paterna). Com pequenas alterações esta foi a formulação básica que a acompanhou durante os 14 meses do tratamento. Nesta época também teve alta da psicoterapia, totalmente curada do pânico e de seus traumas infantis.



Nome popular: castanheira vermelha.
Coloração: vermelha.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Trimera (Baccharis trimera / Carqueja).

Para aquela pessoa super-preocupada e super-ansiosa que sofre profundamente todas as vezes que seus entes queridos estão tendo experiências de vida das quais não podem protegê-los. Um bom exemplo é a mãe preocupadíssima esperando seus filhos chegarem em casa. Enquanto eles não chegam ela fica acordada e com o pensamento nas coisas negativas que podem acontecer. Ela pode suar frio, o coração bater mais forte, ficar angustiada. Se pudesse, estaria junto só para protegê-los. Neste caso, o desejo positivo de cuidar e amparar ficou exagerado e deturpado. A mãe passa a sufocar os filhos cada vez que eles vão caminhar sozinhos. Sua preocupação é tão grande que eles facilmente se transformam em pessoas inseguras e medrosas. O medo e a insegurança que originalmente era da mãe acaba influenciando e "contaminando" os filhos.

Para aquele que necessita de Red Chestnut é difícil conviver em paz com a liberdade daqueles de quem gosta. Eles não são nem egoístas e nem possessivos, eles possuem é um desejo compulsivo de proteção e um medo obsessivo de que algo negativo aconteça. Seu erro básico está em não ter confiança na capacidade de cada um se defender frente aos obstáculos da vida. E também em alimentarem uma grande desconfiança do mundo exterior e assim não conseguirem emanar vibrações de paz e tranqüilidade.

Toda pessoa que tende a superproteger alguém, que se preocupa em excesso com o bem estar do outro, que sofre e fica muito ansiosa com os obstáculos de vida que o outro tem que enfrentar, necessita da essência Red Chestnut.

Algumas vezes encontramos casos em que o vínculo afetivo entre duas pessoas é tão forte que a individualidade fica profundamente comprometida. São vínculos profundamente patológicos (simbiótico) que requerem justamente esta essência para conseguirem diferenciar suas individualidades.

A essência Red Chestnut ajuda estas pessoas a terem paz e a entenderem que cada um vai passar pelas provações necessárias para seu desenvolvimento. Assim elas podem recuperar a dimensão positiva do cuidar, amparar e orientar.

Caso clínico: homem, 29 anos, era casado com uma esposa a quem adorava. Desde o casamento, dois anos antes, foi ficando cada vez mais preocupado com a esposa. "Estou dependente dela, quando ela vai ao shopping fico imaginando se não deveria ter ido junto para ajudá-la, para carregar os pacotes ou qualquer outra coisa. Fico preocupado se o pneu não vai furar... se ela não vai ser assaltada. Morro de dó quando ela tem algum trabalho que a exija um pouco mais...". O motivo da consulta foi o fato dele sentir que a preocupação não estava sendo boa nem para ele e nem para a esposa. Relatou que a esposa estava ficando insegura e que havia acostumado a contar com ele para resolver todos os seus problemas. Tomou consciência desta situação desde que começou a participar de um grupo espiritualista. Estava seguindo rigorosamente os treinamentos espirituais. Ele colocou que era necessário o máximo de dedicação para conseguir evoluir e por isto a família o estava considerando fanático. Seu "fanatismo" tinha sido a causa de muitas desavenças familiares, mas ele acreditava que com o tempo eles iriam entendê-lo e todos seguiriam o seu caminho, "por que é o melhor". Foi prescrito Red Chestnut, Walnut (porque estava numa fase de transição de paradigma e de avaliação de sua vida) e Rock Water (para a rigidez com que buscava seu ideal). Durante os seis meses que durou seu tratamento tomou esta formulação, com pequenas variações. Ao final aprendeu a confiar na capacidade da mulher em enfrentar as dificuldades da vida. Apesar de num primeiro momento a esposa ter entendido sua mudança como distância, num momento posterior compreendeu que era por amor que ele permitia que ela crescesse e se desenvolvesse. Este novo patamar de relacionamento pôde surgir porque o "fanatismo" foi suavizado pela liberdade interior de buscar uma evolução espiritual integrada às necessidades materiais e familiares da vida.

Nenhum comentário: